Qual será o tempo de vida do zcash?

Gostaria de saber sobre o tempo de vida da moeda , se posso continuar investindo nessa moeda a longo prazo

tem vindo a crescer muito!

Depende do que quis dizer com tempo de vida. Um Zcash, uma vez minerado (que é quando é criado), continua a existir para sempre. O que pode ocorrer é o proprietário perder a chave privada, o que tornaria impossível movimentá-lo. Ou então alguém pode transferi-lo, proposital ou acidentalmente, para um endereço inválido ou sem chave privada correspondente, em cujo caso ele também ficará preso ali permanentemente.

Agora, se sua pergunta foi no sentido de se o Zcash, enquanto moeda, perdurará frente a outros projetos concorrentes, e se sua adoção aumentará ou diminuirá, é impossível dar uma previsão precisa. De fato, não é possível afirmar com certeza nada sobre nenhuma moeda digital, nem mesmo o bitcoin, e nem mesmo sobre moedas fiduciárias como o dólar, pois absolutamente ninguém pode prever o futuro.

Dito isso, existem razões para acreditar que o Zcash tem ainda muito potencial para crescimento. Ela é a moeda com o maior grau de privacidade dentre as alternativas existentes, pois, enquanto algumas moedas fornecem mecanismos de ofuscação que dificultam o rastreamento da origem, a criptografia empregada no Zcash dá garantias de privacidade total de suas transações, ninguém pode determinar o remetente, nem o destinatário, e nem ter sequer noção da quantia transacionada.

E a anonimidade é um requisito fundamental para uma e-cash, pois é um requisito para que se tenha fungibilidade, que é a propriedade da moeda em que qualquer unidade tem o mesmo valor que qualquer outra unidade da mesma moeda. Imagine por exemplo que você recebe uma unidade de Zcash que 2 transações atrás foi utilizado para cometer um crime de tráfico de crianças. Você certamente preferiria receber uma outra unidade que não estivesse implicada em algo assim. Em outras palavras, essa unidade vale menos pra você, ou seja, a fungibilidade é prejudicada. Com as propriedades de privacidade do Zcash, essa rastreabilidade é matematicamente impossível, o que lhe confere uma característica competitiva muito interessante e peculiar no cenário das criptomoedas.

Sendo impossível prever o futuro, podemos ao menos observar o passado. Do início do ano pra cá, o mercado quintuplicou sua percepção de quanto vale uma unidade da moeda. Não sei te dizer, contudo, que preço terá amanhã (se soubesse, eu estaria bilionário).

essa era a definição que eu procurava , estou apostando na moeda dez de abril , espero que de bons frutos