Comecei essa semana a minerar e tenho algumas dúvidas que não consegui responder buscando no forum nem no google. São elas:
1 - Quando tento rodar o server como daemon (./src/zcashd --daemon .) recebo o erro: “Error: There is no RPC client functionality in zcashd. Use the zcash-cli utility instead.” mas rodando apenas o comando sem daemon (./src/zcashd) funciona normal; RESOLVIDO: ao invés de “./src/zcashd --daemon .” usar “./src/zcashhd -daemon”
2 - Como vejo o quanto eu ja minerei e seus valores;
Você mineração solo? comando é getBalance zcash-cli ou “listreceivedbyaddress zcash-cli 0 verdadeiro” (2. Are you solo mining? command is zcash-cli getbalance or “zcash-cli listreceivedbyaddress 0 true”)
Brother vc como é novo em mineração eu recomendo comece minerando em pools a mineração solo é muito complicado e o retorno não é tão interessante a não ser que vc tenha um baita equipamento e mesmo assim ainda recomendo uma pool
que fica claro o quanto de retorno vc tem uma boa alternativa seria vc começar pelo nicerhash vc baixando o programa deles vc minera e é pago ja tem os valores em bitcoins sem falar quee os mineiros deles ao menos em meu computador nao deram problema algum e lá basta vc ter um endereço de wallet de bitcoins e começa a minerar muito facil vc pega sempre vai minerar o algo que esta mais valorizado (no caso ZEC) e se vc contar as taxas de rede e de troca de moedas e lá se vc precisar eles te oferecem serviço de wallet de bitcoins boa sorte e espero que em alguns dias vc me ajude tbm
obs:Lá no nicehash vc vende seu pode de computação para eles é bastante interessante mas se for pra uma pool a suprnova.cc é muito boa tbm
Eu recomendo que pergunte em ingles. Já que majoritariamente todos aqui falam esta lingua. Seria seu primeiro erro de iniciante
Entre no tópico da alguma pool, leia todo o tópico. tem muitas informações úteis para voce começar a minerar por pool. Diretamente solo, voce pode ler os manuais ( em ingles) que a propria z cash fornece. nele tem todas as informações
Você pode determinar por si próprio se vale a pena usando uma calculadora.
Aqui tem link para algumas. Você pode determinar o custo do kW a partir da sua conta de luz.
De toda forma, é importante ter em mente que a lucratividade depende de fatores cuja variação não temos como determinar de antemão: o preço da moeda e a dificuldade da rede. Minerar é um ato empreendedor e competitivo, e você pode ter prejuízo. Mas não deixa de ser divertido